11 junho 2009

Tecidos Ecologicamente Corretos!


Já faz um tempinho que o mundo da moda resolveu aderir ao grande debate mundial sobre a preservação do meio ambiente, e mesmo sendo essa inicitiva tão otimista, os estilistas ainda encontram dificuldades para aderir a idéia, mas acreditam que ainda podem fazer muito mais pela causa.

Inicialmente, quem começou a por a idéia de tecidos ecologicamente corretos em prática foram os hippies, com sandálias de pneus reciclados, camisetas feitas com uma fibra feita de uma planta que vem da família da maconha. E claro, produzindo isso em pequenas quantidades.

Aos poucos as redes varejistas Timberland, Armani, Levi's, Nike e Zara, começaram a produzir com matérias primas recicladas também.

Existem tênis que hoje, são produzidos com algodão orgânico*, e são o carro-chefe da Moda.

Mas isso tudo ainda é motivo de muita dificuldade para as pessoas que trabalham nesse ramo. Uma delas é a dificuldade de fazer seus clientes pagarem um pouco mais pelas peças, que chegam a ser 30% mais caras. Existe também o problema de economizar água, energia e papel no processo de criação e produçaõ. "Hoje em dia, o politicamente correto ainda é caro e isso às vezes é um problema", disse Fause Haten, e afirmou que todos os tricôs de sua grife são tingidos com tintas naturais. Mas ele e tantos outros estilistas sabem que podem fazer mais pela sustentabilidade de seus negócios.

Como eu havia dito, as peças como selo "verde", ainda são caras, mas se cada vez mais as pessoas resolverem aderir a idéia,o preço vai caindo. Assim está acontecendo com os alimentos orgânicos* e assim pode acontecer com o setor textil também.

*Orgânico: É como são classificadas as plantas nascidas de sementes não geneticamente modificadas e cultivadas sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.

Vamos fazer a nossa parte pessoas e começar comprando uma Eco Bag!

;*

4 comentários:

  1. Legal essa ideia de roupas ecologicamente corretas,naum sabia ainda disso soh as sandalias de pneus i tal OAKOKASOKASOK Mais enfim seria otimo si todo aderise a essa nova moda ;D.Eu aderia mais eh bem dificl de achar aq em roo eu acho pelo menos.. Quero uma Eco Bag! OKAOKSAOKAO Otima postagem

    ResponderExcluir
  2. ta certisssima..
    legal
    interessate
    e axo q qnd alguem as usa deve dar uma sensação
    mtt boa
    pq vc ta contribuindo d certa forma c a natureza

    ta certo q elas são bemm mais caras e talls
    mas se nig comprar os preços n irão abaixar

    e alem d td
    foi moda as sandalias feita d pneu
    pena q acabo néahh
    ainda tem nas lojas e talls
    mas o pessoal n compra mais...
    falta divulgação néh..

    mas nós q somos consientes dessas alternativas
    podemos contribuir
    afinal
    n é apenas da natureza a nós preservamos
    é a nossa vida...
    pq d todas as maneiras
    a natureza q manda...

    ResponderExcluir
  3. acredito nisso, e apoio fortemente!!! Eo mesmo ADORO usar aquelas sandálias da GOOCk sab de pneu e latex reciclado... adorei a iniciativa e vai diretinho pro meo jornalzinho... (claro que com seo nome junto)^^. bjaum te adoro!

    ResponderExcluir
  4. Eco Bag? Juro nunka ter ouvido falar dela...
    Mas este assunto eh bem polemico e inovador!
    Tah d parabens
    xDD

    ResponderExcluir