31 julho 2009

Gothic Lolita





Semanas atrás, conheci uma garota chamada Cintia Amaro Rocha, 17 anos, mais conhecida como Shii!
Ela é uma pessoa que se destaca pelo seu estilo, chamado Gothic Lolita - que por sinal adorei - e resolvi bater um papo com ela pra saber um pouco mais sobre o assunto.


Segundo ela, tudo começou em 2004, quando ela começou assistir seus primeiros animes, e foi procurar saber mais sobre a cultura pop japonesa; música, modo de vestir, filmes, e então ela foi se apaixonando por tudo isso, e conheceu o estilo Lolita.


“Existem várias divisões em torno desse estilo; gothic lolita, wa lolita, kuro, shiro, guro, classic lolita, sweet lolita e etc.
Todo outfit deve ser bem pensado e estar montado em harmonia, desde o principal, sendo a saia ou o vestido, até a maquiagem e as unhas. Tudo tem que estar impecável.
O figurino segue algumas regras básicas que são: a saia deve possuir o formato de sino, e não pode estar tão acima do joelho, o decote não pode ser grande pra não ficar vulgar e a maquiagem não deve ser pesada.
Os acessórios devem estar em harmonia com o figurino (pulseiras, brincos, anéis... E o cabelo deve possuir acessório também). Deve-se usar uma anágua por baixo da saia ou vestido para que dê volume.
Nunca se deve usar tênis ou sapatos grosseiros, os mais usados são estilo boneca, o estilo das peças precisa ser bem pensado, nunca se devem usar tecidos que tenham um ar "barato" como tecidos brilhosos, cetim e Oxford.” 


Segundo o site victoriasdolls.multiply, os ícones lolita são: Novala Takemoto, escritor e Mana, guitarrista e designer de roupas.
O site também mostra algumas grifes lolita, como: Alice Auaa, Angelic Pretty, Atelier Boz, Atelier Pierrot, Baby, The Stars Shine, Black peace now...


Ah! A Shii faz questão de destacar que Gothic Lolita, não significa Lolita gótica. O termo é usado em inglês, sempre, se ele é um nome próprio que surgiu em inglês num país em que inglês não é a primeira língua, o termo não deve ser traduzido.


Não confundam Lolitas com cosplay. Cosplay é uma fantasia, não um estilo.


Na minha opinião a moda é você quem faz, sei que é clichê se referir assim, mas é interessante adotar um estilo como o Gothic Lolita e procurar segui-lo sem tanta interferência de tendências e tudo mais, sei que tudo se transforma e acredito que com as peças-chave desse outfit não vai ser diferente . O estilo é lindo, convido todos a conhecerem!


;)