16 agosto 2011

Sobre estilo e moda

No caminho pra casa, depois da faculdade, meu pensamento permeia em vários segmentos, um deles é a discussão entre moda e estilo. Muita gente confunde um pouco as coisas, outras resolvem, outras se contradizem... Eu mesma me pego discutindo sobre isso, sozinha é claro.
O que é moda? O que é estilo? Até que ponto eles se misturam? Onde eles se separam... Ou será que eles caminham juntos? Separadinhos? Tão difícil.
Penso: tal pessoa é estilosa, mas será que ela "está na moda"? Tal pessoa "tá na moda", mas será que ela é estilosa?
Todos os meus estudos e pesquisas sobre o assunto me dizem muitas coisas, mas cada vez que os leio eu termino com perguntas. Não me permiti colocar definições de autores e enciclopédias por aqui, porque não é meu objetivo, fica um pouco distante, torna-se incomum. Acredito que moda é uma coisa e estilo é outra. Tem horas que eles andam juntos, tem horas que eles brigam.
Como havia dito, tem gente que anda na moda, mas não tem estilo definido, e mesmo que tente fazer algo "sem identidade" pra tentar fazer um "estilo", acaba ficando desconexo, impessoal. Tem gente que tem estilo, mas não está usando o que a moda está ditando no momento, eu prefiro ficar do ladinho desse aqui, porque identidade, é identidade! E vale a pena falar também que tem gente que não é nem uma coisa, nem outra; fala que não se importa, mas como eu disse, identidade é identidade. É tão hipócrita quem diz que não gosta de moda, que não dá a mínima. É loucura. Você se veste, caramba! Não dá pra fugir...
Eu gosto de estudar estilos, principalmente estilos de outros países no tempo atual, ando encontrando onde pesquisar isso pessoalmente e na internet, é produtivo. Acabo descobrindo que cada vez mais as pessoas estão se vestindo da mesma maneira, mesmo que com estilos diferentes, de outros países e de classes sociais diferente (verdade, eu encontrei isso), sempre tem algo ali que tem intertexto, que faz ligação, mesmo que esse detalhe seja mínimo.
Eu fico impressionada, sou apaixonada, quando eu vejo o quanto a moda está cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas, pessoas que antes não se ligavam com isso e que agora, a moda se torna mais interessante na vida delas, mais presente. Tá caindo a ficha de que moda não tem nada a ver com muita grana, e ao mesmo tempo tem... A realidade é essa, e é isso aí. É uma questão de escolha!
E eu nem sei mais do que estava falando.
Fiquem a vontade para expressarem as suas oponiões!

3 comentários:

  1. Acredito que a moda e o estilo se confundem no momento em que as pessoas tentam separa-los.. Como assim? Bem, por muitas vezes ja admirei algumas pessoas que estavam usando roupas da moda, embora eu achasse que não ficaria legal em mim. A moda é assim, ela esta disponivel pra todos, mas em momento algum ela diz que todos podem usa-la por completo. Poucas pessoas são as que ficam bem ,usando a moda por completo. Por isso é importante amoldar A Moda em nosso estilo, nunca ao contrario. Eles andam sempre juntos. Por isso que dizem, do estilo, que cada um tem o seu!! Mas cuidado, não separe o SEU estilo da moda!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, se as pessoas ficam bem (sentem-se bem) usando qualquer coisa, que usem! A moda é pra todos SIM! Do mesmo jeito que Literatura, as artes ou qualquer outra coisa esta disponível para todos, desde que se tenha condições financeiras pra obtê-las e condições de personalidade pra usá-las, lê-las ou apreciá-las. É verdade sim o que vc disse,que a moda precisa caminhar com seu próprio estilo, não o contrário, mas veja bem; se a pessoa se sente bem usando tal coisa, mesmo que essa tal coisa seja super conceitual (tudo como segue as tendências ou como vc mesmo disse "a moda", qual o problema nisso? Não é mesmo? :)

    ResponderExcluir
  3. Verdade,se a pessoa se sente bem com um roupa ela veste,porque nao adianta nada ela estar na moda e não gostar de sua roupa

    ResponderExcluir